Semadar Marques

Educadora, palestrante e analista em Inteligência Emocional

Empatia: a grande competência

  • Agendar
  • Consulte!

Empatia vem do grego empátheia e significa "entrar no sentimento".  Ela vem sendo considerada a “competência do século” já que tem o poder de elevar as relações interpessoais a um novo degrau, baseado na confiança e cumplicidade, o que propicia níveis de comprometimento e engajamento muito superiores.

Ao contrário de simpatia, que é estabelecida de forma espontânea, a empatia precisa ser desenvolvida. Para que qualquer trabalho em equipe possa dar certo, é fundamental que haja alinhamento de idéias e objetivos e que todos possam caminhar em uma mesma direção. Segundo dados oficiais, estudos realizados em 2011 apontam que os afastamentos por problemas psicológicos no Brasil já ocupam o 3º lugar no ranking oficial. Cada vez mais os profissionais estão sofrendo com estresse e depressão, provocados principalmente pela pressão que sofrem em seu ambiente de trabalho.

Grandes líderes possuem a habilidade empática e, com isso, criam ambientes de cooperação, o que estimula o desenvolvimento de talentos e a resiliência, mesmo em situações estressantes, dando espaço para que a criatividade e a inovação possam emergir.

A prática da empatia é uma condição básica para a formação de um espaço de confiança onde haja contribuição mútua e respeito. Isso fomenta a troca de informações, o diálogo aberto e conseqüentemente um melhor clima de trabalho. E todos ganham com isso.

Inscreva-se na newsletter:

Para que eu te envie apenas coisas inspiradoras que vão lhe ajudar a viver com mais leveza e propósito.

Veja conteúdos gentilmente criados para inspirá-lo a despertar o melhor que você pode ser:

Palestras

Ver

Artigos

Ler

Vídeos

Assistir